Como fazer o Café Dalgona, a trend do TikTok


Quem está sempre ligado nas redes sociais com certeza já ouviu falar nesse preparo com café, que é para lá de ‘fotografável’. Trend no TikTok com mais de 506 milhões de vídeos produzidos e febre na internet toda, te mostramos como fazer essa delícia cremosa e super famosa. 


O que café Dalgona?
Aqui no Brasil, o Dalgona nada mais é do que o conhecido e saboroso café cremoso, porém, o preparo ganhou destaque e ficou famoso com os sul-coreanos, que lançaram essa trend nas redes sociais e que viralizou. 

A história toda começa lá no país asiático em plena pandemia da Covid-19, quando todas as cafeterias da Coreia do Sul fecharam. Dessa forma, o pessoal começou a preparar o Dalgona Coffee e compartilhar a receita nas redes sociais, como Tik Tok, Instagram e YouTube. De lá para cá, o preparo viralizou e o café ganhou destaque no mundo todo.

“Dalgona” pode soar estranho para nós, mas para os sul-coreanos o nome faz sentido. Isso porque ele é uma referência a um doce típico da região, que é parecido com o caramelo e que tem aparência muito semelhante ao café cremoso. 


Essa bebida cremosa é bem simples de fazer, conta com apenas três ingredientes e pode ser armazenada por até quatro meses no congelador. Dá para perceber por que fez tanto sucesso, não é mesmo?

A receita


Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de Café Lontrinha Solúvel 
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 2 colheres (sopa) de água quente
  • 1 xícara (chá) de leite (pode ser gelado ou quente e, até mesmo, de origem vegetal)

Modo de preparo

Em um recipiente, junte o café solúvel com o açúcar e a água quente e bata. Pode ser na batedeira ou mesmo na mão com um fouet. 

Bata bem por cerca de cinco minutos ou até formar um creme com textura de caramelo. Ele precisa estar em picos firmes, ou seja, quando você erguer o fouet é preciso ter o desenho de um suspiro. 

Depois disso, é hora de montar a bebida. Na xícara, adicione o leite quente — ou gelado, se preferir — e, em cima, coloque o café Dalgona, como se fosse um chantilly. Para acrescentar um toque a mais de sabor, você pode polvilhar canela em pó ou raspas de chocolate. 


Feito! Seu café Dalgona TikTok trend está preparado e pronto para ser consumido — não vamos te julgar se você quiser tirar uma foto antes. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pausa pro Café - A série no Youtube do Café Lontrinha